segunda-feira, 1 de abril de 2013


VÍDEOS CLIPES DO PONTO DE CULTURA CINEMA DE ANIMAÇÃO


O Ponto de Cultura Cinema de Animação, no seu ultimo convênio com o MinC/Fundarp, realizou uma série de vídeos clipes em desenho animado de outros pontos de cultura de Pernambuco. Foram eles: “Eu sou Lia”, “Boi da Macuca” e “Côco de Umbigada”. Segundo o cineasta Lula Gonzaga, “nossas referências passam pela interação e troca de saberes com outros núcleos de cultura”. Os vídeos foram realizados pelos próprios alunos do projeto Cinema de Animação os quais utilizaram as técnicas artesanais da animação.

Os vídeos-clipes fazem parte do projeto MÚSICAS ANIMADAS e serão lançados dentro do ANIMACINE - Festival de Animação do Agreste, terça-feira, dia 03 de setembro, às 21h, no Museu do Barro em Caruaru.

Conheça cada filme:

EU SOU LIA
(dir. Lula Gonzaga. Itamaracá, 2012. Tempo: 3min e 10seg)
Vídeo clipe em desenho animado da música “Eu sou Lia”, em parceria com o Ponto de Cultura Estrela de Lia. Lia sempre morou na Ilha de Itamaracá e ainda criança começou a participar de rodas de ciranda. É considerada a mais famosa cirandeira do Brasil. Ficou conhecida por Lia nos anos 1960, depois que Teca Calazans, incorporando versos cantados pela cirandeira, acrescentou: "Esta ciranda quem me deu foi Lia,que mora na Ilha de Itamaracá".

BOI DA MACUCA
(dir. Lula Gonzaga. Correntes, 2012. Tempo: 3min e 30seg)
Vídeo clipe em desenho animado do hino do Boi da Macuca de autoria popular. O BOI DA MACUCA, Grupo de Cultura Popular na Fazenda Macuca capitaneado por Zé da Macuca, Município de Correntes - PE, é uma expressão brincante e irreverente que do Agreste de Pernambuco uma região bastante rica nas tradições e brinquedos populares. O hino surgiu quando apareceu um bebum para cantar e soltou os versos: "boi, boi, boi, boi, vou deixar minha burrinha e vou montado no meu boi".

CÔCO DE UMBIGADA
(dir. Lula Gonzaga. Olinda, 2012. Tempo: 4 min)
Vídeo clipe em desenho animado da música Côco de Umbigada de autoria de Beth D’Oxum do Ponto de Cultura Côco de Umbigada, em Olinda – PE. A música fortalece a relação de pertencimento da comunidade com a manifestação. Batuque forte, de afro-descendência, grande presença religiosa e ritmia altamente percussiva. Essas são características do Côco de umbigada de descendência africana, mas com forte conteúdo indígena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário