REGULAMENTO

CAPITULO I – NOME, LOCAL E DATA
ANIMACINE – Festival de Animação do Agreste irá ocorrer nas cidades de Gravatá, Caruaru e Bezerros de 03 e 07 de setembro de 2013, com entrada livre.
Os locais de exibição serão:
Museu Luiz Gonzaga (Caruaru)
Ponto de Cultura Alto do Moura (Caruaru)
Associação Banco do Brasil – AABB (Gravatá)
Praça da Matriz (Gravatá)
Centro de Serra Negra (Bezerros)

CAPITULO II – OBJETIVOS:
ANIMACINE – Festival de Animação do Agreste faz parte de um conceito artístico e lúdico popularizado pelo nome ANIMACINE que pelo espectro do audiovisual populariza a exibição, o dialogo e a produção de desenho animado no norte/nordeste do país. Serão bem aceitos todas as formas e conteúdos de animação, preservando a formação e o aprendizado, sendo também um estimulo à cultura cinematográfica brasileira, encarando como espaço para formação de novos espectadores e realizadores.

CAPITULO III – ORGANIZADORES:
ANIMACINE – Festival de Animação do Agreste é realizada pela ASAGA AUDIOVISUAL E CIDADANIA mantenedora do PONTO DE CULTURA CINEMA DE ANIMAÇÃO que tem como patrocinador a FUNDARPE/GOVERNO DE PERNAMBUCO (FUNCULTURA) e apoios da Prefeitura de Gravatá, Prefeitura de Caruaru, pontos de culturas Boi da Macuca, Canavial e Coco de Umbigada, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Museu Luiz Gonzaga, cineclube Alto do Moura.

CAPITULO IV – FINALIDADE:
ANIMACINE tem por finalidade divulgar a produção audiovisual de animação de caráter cultural e visa contribuir para o desenvolvimento de uma linguagem universal, sem perder o espírito regional do local que o cerca. Também, busca incentivar a formação de platéia, como também o surgimento de novos realizadores.

CAPITULO V – DA INSCRIÇÃO
5.1 – Quem pode se inscrever: A Mostra está aberta às produções nacionais e internacionais, para filmes em animação de qualquer formato, finalizados a partir de 2010.

5.2 – Formato: Serão aceitos filmes em formato NTSC independente de seu formato original.

5.3 – Do material exigido para inscrição:
  • Cópia do filme;
  • Ficha de inscrição completamente preenchida;
  • Material de divulgação.
A ficha de inscrição encontra-se no blog do evento (http://animacine-pe.blogspot.com.br/) para download.

5.4 – Das formas de envio: O material poderá ser enviado pela internet ou via correios, seguidas as instruções abaixo para cada forma de envio.

5.4.1 – Internet: Se você optar por enviar o seu material via internet, deverá fazer upload do seu filme em formato H264 pelo WeTransfer. Conecte-se ao site do WeTransfer (https://www.wetransfer.com/). No campo “E-mail do amigo”, coloque o e-mail do festival (cinemadeanimacao@gmail.com). No campo “Mensagem”, digite o nome do filme inscrito, bem como nome do proponente/responsável pela inscrição. Clique em “Adicionar ficheiros” para fazer o upload do arquivo do seu filme, que não pode ter mais do que 2GB. Os demais materiais (ficha de inscrição assinada, termo de autorização assinado e material de divulgação) deverão ser enviados para o e-mail do festival (cinemadeanimacao@gmail.com).

5.4.2 – Correios: Caso não seja possível o envio do material pela internet, você pode optar por enviar via correios. Para isto, deverá remeter um DVD com o filme em formato NTSC, bem como demais materiais solicitados, para o endereço que segue abaixo:
ASAGA AUDIOVISUAL E CIDADANIA
RUA JOSÉ AUGUSTO DA SILVA BRAGA, 356/202.
CEP 53030-080
BAIRRO NOVO. OILINDA - PE
ED. ARUBA
À exceção das fotos, que devem ser enviadas para o e-mail do festival.

5.5 – Cada participante poderá inscrever quantos títulos quiser desde que cada obra seja inscrita individualmente.

5.6 – A despeito da forma de envio escolhida, todo o material solicitado deve ser entregue impreterivelmente até o dia 25 de agosto de 2013.

CAPITULO VI – DA SELEÇÃO
A seleção dos filmes e vídeos inscritos na mostra competitiva será definida por uma comissão composta de membros do Festival. Entretanto, todos os filmes e vídeos enviados serão exibidos nas mostrar principal ou paralela. Serão desclassificados aqueles que não se encaixem no gênero animação. A programação estará disponível a partir do dia 31 de agosto de 2013 em: http://animacine-pe.blogspot.com.br/

CAPÍTULO VI – DA MOSTRA
A mostra competitiva será dividida em 4 (quatro) categorias:

MOSTRA FORMAÇÃO Fará parte dessa MOSTRA os filmes e vídeos realizados em oficinas e cursos de animação, com realização coletiva ou individual, que tenha como objetivo o aprendizado e o primeiro contato com as técnicas de animação dos realizadores;

MOSTRA ESTUDANTE Poderão participar filmes e vídeos de realizadores que estejam cursando o nível médio ou superior do ensino regular.

MOSTRA PROFISSIONAL Essa Mostra agregará os filmes e vídeos de realizadores e produtores profissionais que estão no mercado.

MOSTRA CONVIDADA Filmes e vídeos convidados pela organização do Festival para compor a produção brasileira de forma que possamos ter uma cartografia da produção da animação.

CAPÍTULO VIII – DA PREMIAÇÃO
Para cada mostra será selecionada 2 (dois) vencedores, os quais receberão o “Troféu Mestre Vitalino”.

CAPÍTULO XI - DISPOSIÇÕES GERAIS
Todas as copias enviadas ao ANIMACINE, passarão a fazer parte do acervo da mostra podendo ser utilizadas somente para fins culturais em outras mostras tanto no Brasil quanto no exterior, e em programas de televisão sem objetivos comerciais, desde que autorizado pelos seus realizadores.

A organização do ANIMACINE reserva para si o direito de utilizar cenas (ate 30") de filmes inscritos na mostra em programas ou produtos que visem promovê-la.

A organização do ANIMACINE poderá utilizar imagens, fotos e material gráfico dos vídeos, para divulgação dos mesmos em todas as mídias.

As inscrições serão confirmadas, via e-mail após o recebimento de todos os itens solicitados.

O preenchimento da Ficha de Inscrição vincula o participante à aceitação deste regulamento.

Os casos omissos serão solucionados pela comissão organizadora do ANIMACINE.